segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nazismo vs Humanismo



Até hoje a Humanidade lembra, relembra e sofre ao recordar o lamentável episódio da nossa História, a 2ª Guerra Mundial, que ficou conhecido como Holocausto.
A 2ª Guerra Mundial (1939-45) foi o conflito que mais vítimas causou (cerca de 50 milhões) em toda a história da humanidade. Foi provocado por três países onde tinham sido implantados regimes autoritários (Alemanha, Itália e Japão). Estes Estados queriam aumentar as suas áreas de influência e uniram-se numa coligação que ficou conhecida como Eixo.
Na Alemanha o sentimento de vingança crescia cada vez mais entre os alemães. O partido Nazi, chefiado por Adolf Hitler, ganhava muitos votos.
Acusavam os comunistas, liberais e judeus da desordem e prometiam restaurar o orgulho de ser alemão. Afirmavam pertencer a uma raça superior, a Ariana.
Era um país que vivia na miséria, e os nazis ofereciam a oportunidade de esperança e de um país melhor. Formavam grupos de jovens que iam às ruas perseguir os seus inimigos. Davam uso a propagandas enganosas que ajudaram Hitler a ser transformado no “Salvador da Alemanha”.
Para Hitler, era fundamental criar uma “nova ordem” na Europa, baseada na superioridade alemã, na exclusão de minorias étnicas como os judeus, na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
O partido nazi controlava a população e esse controlo era feito pelo Ministro Joseph Goebbles que fiscalizava a imprensa, a literatura, o cinema e a rádio (principal instrumento de comunicação das massas).
As nações democráticas (França, Grã-Bretanha e os EUA) opuseram-se aos desejos expansionistas do Eixo, então, estas nações juntamente com a União Soviética, após a invasão desta por Hitler, constituíram o grupo dos Aliados.
Este conflito acabou por envolver a maior parte dos países do mundo, mas no final, os Aliados conseguiram derrotar o Eixo.
No final da 2ª Guerra Mundial quando as tropas aliadas entraram na capital alemã, Hitler cometeu suicídio.
Racismo, totalitarismo e nacionalismo foram alguns ideais seguidos pelos nazis. O nazismo levou milhares de pessoas (judeus, homossexuais…) à morte. (Muitos inclusive, foram usados em experiências médicas).
Foi um tempo em que a moralidade, racionalidade e a importância que o Ser Humano tinha apenas por existir, desapareceu. Foi uma época histórica que foi contra o Humanismo a todos os níveis, tendo em conta que este é uma crença onde todo o homem é um valor em si mesmo, e que não pode nunca ser violado, nem se pode exercer violência contra.
O nazismo mostra que o homem não é um todo de razão, e que o que fez não tem explicação. Ao não ter razão cai a noção de homem de autonomia, destroem-se todos os pontos cardeais da modernidade. Este foi um dos piores episódios da nossa história mundial (senão mesmo o pior) porque foi contra todos os direitos e valores do Homem, baseado apenas em ideologias que iam em todos os níveis contra a razão. Foi pura e simplesmente o extermínio de milhões de Seres Humanos.


Auschwitz – Campo de concentração alemão.
Esta imagem mostra as próteses, os dormitórios, os óculos, os sapatos/chinelos, os “pijamas” que eles eram obrigados a vestir e a parte exterior do campo nos dias de hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário