segunda-feira, 6 de maio de 2013

Esclarecer conceitos # 1

Humanismo

A razão é a capacidade de organizar as informações que temos do real.
Na modernidade, parte-se do princípio que todos são racionais e têm essa capacidade.
Assim, somos humanos, racionais e autónomos. E nesta afirmação se baseia o conceito de Humanismo.



O Humanismo remete para as ideias de valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo, isto é, o Homem tem um valor que nunca pode ser violado. Nesta filosofia, o ser humano é visto como cheio de valores (como a generosidade, compaixão, respeito, justiça, honra..), atributos e realizações.

Este movimento intelectual surgiu em Itália no século XVI quando o Renascimento estava difundido pela Europa e a forte influência do pensamento religioso da Idade Média começava a ser desestabilizado. Assim, o teocentrismo (Deus como centro de tudo) dava lugar ao antropocentrismo, isto é, o Homem como centro de tudo. Os humanistas acreditavam que os seres humanos eram os responsáveis pela criação e desenvolvimento dos valores e não um Deus.
O Humanismo procurava o melhor nos seres humanos e para os seres humanos sem utilizar crenças religiosas. O Humanismo teve influência nas artes, nas ciências e na política. 


(Homem Vitruviano, obra de Leonardo da Vinci - Este desenho representa o homem descrito por Vitrúvio (um arquitecto romano), este homem apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.)

Sem comentários:

Enviar um comentário