segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cyberbullying


Um fenómeno resultante da existência do ciberespaço é o cyberbullying. O cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou mais com intenção de prejudicar outro indivíduo. Tem-se tornado cada vez mais recorrente, principalmente entre os jovens.

“Quando a internet, telefones ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa”.

Pode ser algo tão simples como enviar e-mails repetidamente a alguém que não os quer, tornar as vítimas alvo de ridicularização na internet, inclui também ameaças ou rótulos depreciativos. A sua actuação pode ser através da divulgação de dados pessoas das vítimas ou publicar material que as difame. Os cyberbullies postam rumores e boatos acerca da vítima.


É mais propício nas crianças e nos adolescentes, mas também pode ocorrer entre adultos. Nos jovens a intenção é normalmente envergonhar, perseguir ou fazer ameaças online. Este assédio ocorre em blogues, sites, através de e-mails, mensagens de texto.

Um cyberbully pode tornar-se rapidamente também ele uma vítima. Entre os jovens é frequente existir uma alteração desses papéis.

Quando a vitimização envolve apenas adultos pode também designar-se “cyber-harressment” ou “cyberstalking”.

O cyberbullying envolve três vectores (bully – vítima – novas tecnologias da informação e comunicação) e é um fenómeno com um crescimento bastante rápido, em especial no mundo da internet.


Curiosidades:

- Em 2008, os pesquisadores Sameer Hinduja, da Universidade Atlântica da Flórida e Justin Patchin publicaram um livro que resumo o estado actual da investigação sobre cyberbullying – “Bullying beyond the schoolyard. Preventing and responding to cyberbullying”.

- Um filme que retrata esta realidade e as suas consequências nos jovens é o Ciberbully.



- Notícia sobre Amanda Todd  de 15 anos que se suicidou após vários anos a sofrer de ciberbullying.




Sem comentários:

Enviar um comentário