quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cibercultura - O que é?


Sendo a disciplina onde está a ser desenvolvido este blogue denominada Cibercultura, é conveniente esclarecer o seu significado.

A cibercultura é uma forma sociocultural que sucede de uma relação de intercâmbio entre a sociedade, as novas tecnologias e a cultura. Caracteriza-se por ser uma nova forma de conhecer as relações, mais concretamente as relações tecnológicas, que se constituem na sociedade.

A denominação de cibercultura surgiu na década de 60 (sociedade pós-moderna) devido a novas formas de sociabilidade, isto é, começaram a criar-se relações entre as tecnologias de informação, de comunicação e o Homem. Ou seja, basta um computador e com apenas um clique se pode conhecer lugares e pessoas sem se sair do sítio onde se encontra. Permite, desta forma, uma aproximação entre indivíduos através das novas ferramentas virtuais.

A cibercultura também pode ser vista como a cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais, uma vez que está presente na vida quotidiana, através de inúmeros meios, como, por exemplo o sistema de pagamento pela Internet e o voto electrónico. Neste âmbito, a cibercultura tem fomentado a criação de “media do cidadão”, onde os indivíduos são estimulados a produzir, distribuir e reciclar conteúdos.

Em suma, a cibercultura, desde o seu aparecimento, tem mudado o imaginário e as relações humanas, na medida em que a sociedade cada vez mais se comunica e relaciona através das tecnologias. Existe como que uma migração do mundo real para o imaginário, o que permite ao indivíduo a recriação do seu espaço social.

Sem comentários:

Enviar um comentário